Indicações

A Terapia CranioSacral fortalece a habilidade do  corpo a fazer o que ele faz de melhor : cuidar de você. Dessa forma ajuda a aliviar várias doenças, dores e disfunções, incluindo:


  • Dores de cabeça e enxaquecas
  • Dores crônicas na nuca e na lombar
  • Problemas relacionados ao estresse e tensão
  • Dificuldades de coordenação motora
  • Disfinções em recem-nascidos e crianças
  • Lesões por Traumatismos Cranianos e Medulares
  • Fadiga Crônica
  • Fibromialgia
  • Disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM)
  • Escoliose
  • Disfunções do Sistema Nervoso Central
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Déficit de atenção / hiperatividade
  • Estresse pós-traumático
  • Autismo
  • Problemas emocionais


  • Segue algumas aplicações e efeitos da Terapia Craniosacral:
Artrite – Degenerativa e Inflamatória


A TCS reforça o movimento do fluído, libera o tônus muscular e dessensibiliza os segmentos facilitados, o que contribui para o rejuvenescimento articular. Excelentes respostas foram relatadas, incluindo alguns resultados que apresentaram normalização dos exames sanguíneos.


Síndromes de cefaléia – Migrânea, Cefaléia tensional, Congestão de líquido, e Síndromes Hormonais
A TCS é excelente para identificar e tratar uma grande variedade de causas subjacentes às cefaléias. A imobilidade sutural parece ser um fator que contribui nas migrâneas para muito pacientes que nós vemos. A TCS é voltada para estes problemas, assim como para disfunções autonômicas e neuromusculoesqueléticas, que podem ser causa subjacente das síndromes de migrânea.

Síndromes Dolorosas – De todos os tipos, incluindo miofascial, neuromusculoesquelética e síndromes de dor radicular
Através de seus efeitos sobre o sistema nervoso autônomo a TCS dessensibiliza os segmentos facilitados e reforça a troca de fluídos ao longo do corpo, e efeitos psicoemocionais. A TCS também é direcionada para muitos dos fatores neuromusuloesqueléticos, miofasciais e psicoemocionais que podem servir como fatores que contribuem para dor lombar e cervical crônica.

Distrofia Simpático Reflexa (DSR)
A Distrofia Simpático Reflexa é uma condição dolorosa que acontece quando o sistema nervoso simpático perde o controle. A causa pode ser uma lesão, aprisionamento de um nervo, inflamação, intoxicação, ou qualquer circunstância que possa adicionar uma quantidade anormal de energia ao sistema nervoso simpático. Os tratamentos médicos conservadores, que em casos extremos incluem a amputação da área dolorosa, tem se mostrado bastante ineficazes. A minha idéia é que a chave para ajudar o paciente com DSR é descobrir e resolver a causa subjacente do excesso de energia. Mais uma vez, a TCS é adequada para encontrar e tratar as causas subjacentes da DSR, e consequentemente resolver a dor.


Disfunções vertebrais
Escolioses, instabilidades lombares (lombares e lombossacrais), compressões discais, complicações pós-operatórias e outras. Uma vez que a causa subjacente é descoberta, a TCS é eficaz em resolver os problemas biomecânicos, neurogênicos e do segmento facilitado.


Síndrome da articulação temporomandibular (ATM)
Este problema doloroso faz com que as articulações da mandíbula se tornem disfuncionais por várias razões. Surpreendentemente, o problema pode ter origem em uma restrição do sistema craniossacral, que causa um desequilíbrio entre o osso temporal de cada lado da cabeça. Outras causas incluem tensão nervosa causada por ranger de dentes e/ou apertamento dentário, lesão em chicote da coluna cervical, ou uma má-oclusão dentária. A TCS é altamente eficaz em localizar e aliviar os problemas subjacentes. É também altamente eficaz em mobilizar os ossos temporais.


Lesões traumáticas
Os praticantes de TCS tratam uma grande variedade de lesões traumáticas cerebrais e da medula espinhal, incluindo lesões sem fratura do crânio, lesões da medula espinhal, lesões em chicote e estiramento de outros ligamentos espinhais, e sequelas de lesões do sistema nervoso. O sucesso do tratamento varia, dependendo da extensão e gravidade da lesão. Eu geralmente obtenho bons resultados com pacientes que sofrem de apreensão após lesões no crânio, frequentemente descartando a necessidade de mais medicação. Embora um pequeno número de casos não responda à TCS, eu tenho tratado pacientes com ansiedade desde 1975 e ainda vejo uma reação adversa.
Tenho visto melhoras moderadas no movimento de membros paralisados devido a lesões cranianas. A melhora mais significativa geralmente aparece na área do intelecto e interação social. Tenho observado notáveis melhoras na visão, audição, olfato e gustação, e em disfunções autonômicas secundárias, tais como desequilíbrio, função cardiopulmonar, funcionamento intestinal, função sexual e outras condições relacionadas. Os resultados positivos provavelmente são devido aos efeitos da TCS sobre o sistema nervoso autônomo e sobre os segmentos medulares relacionados, assim como a sua capacidade de reduzir o stress e a ansiedade.


Doenças degenerativas do sistema nervoso central
Até poucos anos atrás se pensava que o líquido cerebroespinhal apenas banhava a superfície do cérebro. Tudo isto mudou com o uso de contrastes radioativos que fluem junto com o líquido. Foi observado que, quando contrastes são injetados no sistema ventricular do cérebro, eles se distribuem através da substância branca em minutos. Uma vez que este líquido carrega todo tipo de moléculas que facilitam a comunicação entre as células de diferentes sistemas, isto determina porque a melhora na circulação do líquido cerebroespinhal pode explicar o sucesso que temos observado utilizando a TCS para tratar doenças degenerativas como a doença de Parkinson.
Outra descoberta recente é a de que o líquido cerebroespinhal contém moléculas que se ligam a átomos metálicos que são depositados no cérebro. Estes átomos metálicos, então, são transportados e excretados pelo corpo em um processo chamado de “quelação”. Pensa-se que átomos de metais depositados no tecido cerebral sejam fatores que contribuem para tais como a doença de Alzheimer e a senilidade. Portanto, a melhora da circulação do líquido cerebroespinhal através da TCS pode ser considerada como uma terapia preventiva destas condições.
Temos obtido bons resultados melhorando o estado de alerta cerebral e a função cerebral em pacientes idosos que tinham dificuldade de se concentrar e reunir palavras. Eu acredito que são melhoras na circulação sanguínea, de líquido cerebroespinhal, e de líquido intersticial e intracelular, que ajudam a limpar os resíduos tóxicos acumulados nas células e tecidos cerebrais.


Problemas de insuficiência cerebrovascular
A TCS tem demonstrado ser eficaz tanto na prevenção como na recuperação após um acidente vascular cerebral, quando uma trombose ou uma insuficiência circulatória são o agente causador. Assim que a condição do paciente tenha estabilizado, após o AVC, e o risco de hemorragia tenha passado, a TCS pode ajudar de forma eficaz eliminando subprodutos tóxicos da deterioração das células sanguíneas, para ajudar a possibilitar uma recuperação mais rápida.


Reabilitação pós-operatória
A TCS é um excelente acréscimo a qualquer programa de reabilitação pós-operatória. Ela restaura o movimento dos fluídos corporais nas áreas traumatizadas pelos procedimentos cirúrgicos. Desta forma, aumenta o processo de cicatrização e retém o potencial para reduzir a formação de aderências e cicatrizes. A TCS também ajuda a remover a toxicidade tecidual das medicações anestésicas e para a dor.
Em 1973 e 1974 eu tratei vários pacientes neurológicos pós-cirúrgicos, logo no primeiro dia pós-cirurgia, com resultados muito bons. O neurocirurgião verificou que estes pacientes apresentaram um número menor de complicações, taxas menores de morbidade, e período de recuperação mais curto. Nós achamos que, em geral, quanto mais cedo a terapia for iniciada, melhor será a prevenção de complicações.


Disfunções cerebrais


Autismo


A TCS tem apresentado grandes esperanças nos casos de autismo, um complexo conjunto de sintomas de origem desconhecida. Enquanto ainda não estão claros precisamente quais mecanismos estão agindo, tanto na causa como na “cura” desta condição, tem-se notado que, após a TCS os pacientes geralmente infligem menos dor a si próprios, mostram mais atenção voltada a outras pessoas, e apresentam uma melhora no comportamento social.


Paralisia cerebral
Devido a que a TCS frequentemente em um efeito positivo sobre o sistema de controle motor, incluindo diminuição da espasticidade, conseguimos benefícios com a maioria dos pacientes com PC. Ocorrem, ocasionalmente, algumas melhoras notáveis, embora algumas vezes tenhamos pouca ou nenhuma melhora. De qualquer forma, esta condição merece pelo menos uma tentativa de 10 sessões, apesar de que a regra permanece verdadeira – quanto mais cedo tratarmos, geralmente os pacientes ficarão melhores. Se tratarmos um paciente como um adolescente, mesmo se corrigirmos o problema subjacente, os padrões nervosos necessários para o funcionamento adequado podem não estar presentes porque eles nunca tiveram uma chance de se formar.

Distúrbios de aprendizagem
Eu tenho tratado um grande número e uma grande variedade de crianças com distúrbios de aprendizagem. Na minha experiência, mais da metade destas crianças tem problemas no sistema craniossacral. Nestes casos, quando o problema no sistema craniossacral é resolvido, a criança tem mais de 90% de chances de superar suas dificuldades de aprendizagem, especialmente em casos como de dislexia e hipercinesia (hiperatividade). Muito frequentemente as incapacidades simplesmente desaparecem.


Problemas motores

Nós podemos, quase sempre, melhorar problemas motores e de fala através do uso da TCS. Mesmo em casos de problemas motores do olho, um praticante habilidoso pode dizer, em questão de minutos, se o problema é causado por uma tensão nas membranas através das quais passam os nervos que vão para os olhos. Quando este é o caso, especialmente em crianças, o problema é frequentemente corrigível, de forma permanente, em duas ou três sessões. Cirurgia para problemas como estrabismo convergente frequentemente podem ser evitadas. Os pacientes de TCS também tem relatado grande sucesso nos casos de disfunções olfatórias e vertigem, embora tenhamos visto sucesso apenas moderado com zumbido.


Desordens endócrinas

A maioria destes problemas, incluindo tensão pré-menstrual, disfunção da pituitária, problemas da glândula pineal, e problemas emocionais relacionados, frequentemente respondem favoravelmente à TCS. Ela aumenta a mobilização de fluídos e o equilíbrio autonômico, melhora o controle endócrino e alivia os sintomas neuromusculoesqueléticos e psicoemocionais. Liberando as mangas durais, que podem estar restringindo a saída de nervos para as glândulas adrenais, tireóide, baço, fígado, timo e glândulas reprodutivas, também tem sido muito útil nestes pacientes.

Outras condições

A coisa mais importante a lembrar sobre TCS é que ela é extremamente suave e frequentemente resolve as condições em um período de tempo mais curto que a maioria das outras abordagens. Simplesmente, a TCS quase sempre pode ajudar de alguma forma, mesmo que seja apenas aumentando a chance de sucesso a longo prazo de outras terapias empregadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário