A Terapia Craniosacral




O sistema craniossacral é constituído pelas membranas e fluido cerebroespinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. O sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro.

Como esse sistema vital influencia o desenvolvimento e o desempenho do cérebro e da medula, um desequilíbrio ou restrição no sistema pode ocasionar vários problemas sensoriais, motores ou neurológicos. Esses problemas podem incluir dor crônica, dificuldades oculares, escoliose, dificuldades de coordenação motora, dificuldades de aprendizado e outros desafios à saúde.

A Terapia CranioSacral é um método suave de diagnóstico e correção que encoraja seus próprios mecanismos naturais de cura a dissipar esses efeitos negativos do estresse sobre seu sistema nervoso central. Você também se beneficia com uma melhor saúde global e resistência a doenças.


Fundamentos da Técnica:

A história da Terapia CranioSacral nos leva ao início do século, época em que o médico osteopata William Sutherland observou que os ossos do crânio têm uma estrutura que permite movimento. Ele explorou esse conceito por mais de vinte anos e, consequentemente, desenvolveu um sistema de exame e tratamento conhecido como Osteopatia Craniana.

A seguir, em 1970, o Dr. John Upledger observou o movimento rítmico do sistema craniossacral durante uma cirurgia. Porém, nenhum de seus colegas, nem os textos médicos, explicavam sua descoberta.

Dois anos mais tarde, Dr. Upledger foi a um seminário que explicava as idéias de Sutherland, assim como algumas de suas técnicas de avaliação e tratamento. Unindo seu conhecimento médico à sua sensibilidade tátil, o Dr. Upledger compreendeu rapidamente como que um sistema hidráulico, utilizando o fluido cerebroespinhal, poderia funcionar dentro de uma bolsa de membranas encerradas no crânio e no canal da coluna espinhal. Ele incorporou e refinou as técnicas do Dr. Sutherland com sucesso.

O Dr. Upledger em seguida, pôs-se a confirmar a existência do sistema craniossacral cientificamente. Em 1975 foi convidado pela Michigan State University para pesquisar e dar aulas no Departamento de Biomecânica. Ele fez parte de uma equipe de anatomistas, fisiologistas, biofísicos e bioengenheiros para testar e documentar a influência da terapia no sistema craniossacral.

Pela primeira vez foram capazes de explicar, em termos científicos e práticos, a função do sistema craniossacral. Também demonstraram como esse sistema podia ser usado para avaliar e tratar disfunções envolvendo o cérebro e a medula, assim como uma miríade de problemas de saúde que eram anteriormente mal compreendidos.

O trabalho contínuo do Dr. Upledger nesse campo resultou na Terapia CranioSacral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário